Blog do CEPRO

24/04/2020

Dia 24 de abril, dia do jovem trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a importância dos jovens no mercado de trabalho.

O Centro Profissionalizante Rio Branco preocupado com a causa da empregabilidade do jovem oferece o Programa de Socioaprendizagem Profissional para que eles possam ter uma oportunidade de trabalhar na condição de aprendiz. Nossa legislação vigente proíbe a realização de qualquer trabalho para menores de 16 anos, exceto na condição de aprendizes, que é a partir dos 14 anos, e ser jovem e trabalhador não é simples. Por isso a Lei do Aprendiz trata de um contrato especial de trabalho, com tempo determinado e direcionado aos jovens com idades entre 14 e 24 anos.

O jovem do Cepro Rio Branco está preparado com as competências socioemocionais e cognitivas necessárias para iniciar sua jornada de “jovem trabalhador”. Veja o depoimento da jovem aprendiz Giovanna Magalhães que relatou como está sendo essa experiência como aprendiz nesse período de pandemia.

“Meu nome é Giovanna Magalhães Souza, tenho 18 anos, sou aprendiz e trabalho atualmente no RH da empresa HanesBrands. Minha rotina com o trabalho mudou muito e agora com o problema da pandemia, tenho realizado minhas atividades em Home Office e, às vezes, vou para a empresa. Estamos fazendo um rodízio para trabalharmos no Departamento.

No começo achei que seria difícil realizar meu trabalho, pois boa parte das minhas atividades teriam que ser realizadas no presencial, por conta do malote, distribuição de documentos entre outras coisas... Mas ao decorrer dos dias, pude perceber que além desses serviços, tenho bastantes coisas que podem ser feitas da minha casa, além das atividades teóricas que estão sendo feitas de forma remota na plataforma do Google. Está sendo uma experiência ótima. As pessoas confiam no meu trabalho, porque percebi que tenho muita responsabilidade, disciplina e que as minhas tarefas são necessárias, sim, para o desenvolvimento do Departamento. Me sinto presente e útil para a empresa. É algo inexplicável. Está sendo um momento muito importante para mim. Sou muito grata pela oportunidade de ser uma aprendiz! Obrigada a todos!”

O Centro Profissionalizante Rio Branco parabeniza a aprendiz Giovanna pelo seu desempenho e a todos os jovens trabalhadores.


Dia 24 de abril, dia do jovem trabalhador