06/07/2011

Formatura da 5ª turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física

No dia 5 de julho, a cerimônia de formatura da 5ª turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física marcou a conclusão do processo de qualificação para ingresso, ou reingresso, dos alunos, no mercado de trabalho.

O Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro), por meio da parceria entre Fundação de Rotarianos de São Paulo, Rotary Club de Itapevi e Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), prepara surdos e pessoas com deficiência física, para melhorar suas competências para o mundo do trabalho.


Formandos comemoraram a conclusão da aprendizagem profissional

"O ser humano se torna um cidadão pleno quando exerce uma função profissional. O trabalho, muito mais que um direito ou um salário, é o desenvolvimento de potencialidades, a descoberta de talentos, a realização de sonhos, o relacionamento com pessoas, a satisfação pessoal", segundo Susana Penteado, diretora do Cepro.

Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, representando o presidente da Fundação Eduardo de Barros Pimentel, falou sobre a importância de prestigiar a conquista dos alunos e destacou a oportunidade de ver cumprida a missão da Fundação: "Servir com excelência, por meio da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes".

A cerimônia contou, também, com a participação de parceiros e apoiadores do programa, como o presidente do Selur, Ariovaldo Caodaglio, que parabenizou os alunos pelo interesse na capacitação, que passa a ser uma ferramenta a mais para enfrentar os desafios do mundo e do mercado de trabalho. A satisfação do Rotary Club de Itapevi em apoiar o projeto, que proporciona algo de novo à sociedade, foi destacada por José Américo Fischmann, secretário do conselho Comunitário da Granja Viana da Fundação de Rotarianos de São Paulo.

Segundo o paraninfo da turma, José Carlos do Carmo, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a lei que obriga as empresas a contratarem pessoas com deficiência é uma forma dos surdos e pessoas com deficiência física exercerem a cidadania, provando que são capazes de integrar o mercado de trabalho.


Cerimônia reuniu parceiros e apoiadores do programa

A cerimônia emocionou alunos, familiares e educadores, com a apresentação de vídeos, com depoimentos sobre o curso e as perspectivas para o futuro e com a retrospectiva do semestre. O encerramento contou, também, com a apresentação teatral do grupo "Semeadores de inclusão Cepro e Selur".

Em dois anos e meio, o programa já formou, aproximadamente, 200 alunos surdos e com deficiência física, preparando-os para a busca por uma profissão, por meio do estudo de conteúdos administrativos e de atendimento, informática, português e matemática.