29/04/2010

18ª Oficina de Leitura e Escrita e apresentação de trabalhos em Sarau

“O corpo carrega duas caixas. Na mão direita, mão da destreza e do poder, ele leva uma caixa de ferramentas. E na mão esquerda, mão do coração e do prazer, ele leva uma caixa de brinquedos”. Com o poema ‘As duas caixas’, de Rubem Alves, a coordenadora, Susana Penteado, abriu o Sarau da Oficina de Leitura e Escrita, do Cepro.

Nos dias 19 e 20 de abril aconteceu a abertura da 18ª Oficina de Leitura e Escrita, nas unidades Granja Vianna e Campus Oeste, respectivamente. No evento, a coordenadora do Cepro reforçou, aos jovens, a importância do estudo e aprimoramento do uso da Língua Portuguesa.

A atividade, direcionada aos alunos do Programa de Aprendizagem Profissional e do Programa para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, teve como foco produções de diferentes gêneros literários. Os estudantes pesquisaram e criaram textos, por meio de ensaios de crônica, conto, poema, peça teatral e paródia.


Jovens em apresentação teatral sobre a
cultura indígena

Como inspiração e tema central para os trabalhos, os educandos utilizaram suas próprias raízes culturais, em referência às comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, chancelado pela Unesco.

Um poético e expressivo Sarau, realizado nos dias 28 e 29 de abril, abordou aspectos pertinentes às vivências dos alunos e seus familiares, em suas cidades / Estados de origem. Para favorecer o processo de educação inclusiva, o evento aconteceu com a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras, que promoveram uma rica integração entre os grupos.


Alunos aplaudem usando a Língua Brasileira de Sinais

Na abertura do Sarau, Susana Penteado incentivou os alunos ao desenvolvimento da criatividade nas produções textuais - ressaltando a importância do caráter lúdico e do aproveitamento e interação entre os estudantes para elaboração de ricas apresentações.