04/02/2015

Cepro inaugura nova unidade para a formação de jovens da Zona Sul de São Paulo

Com a alta demanda de formação profissional de jovens e sua inclusão no mercado de trabalho ao longo de mais de 60 anos, o Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro), inaugura no mês de março, a nova unidade Cepro – Taboão da Serra ,  na zona sul da região metropolitana de São Paulo. As inscrições já estão abertas para o Programa de Aprendizagem Profissional.

O novo projeto é uma parceria entre o Rotary Club Taboão da Serra Pirajuçara e a Faculdade Anhanguera. Com a chancela e a qualidade da marca Rio Branco, a proposta da instituição é contribuir para melhora de vida e situação de vulnerabilidade de jovens, estudantes da rede pública de ensino, capacitando-os por meio de programas gratuitos que desenvolvem competências administrativas e comportamentais.

“Essa nova unidade marca um período de expansão e crescimento da instituição. É um grande orgulho poder ampliar as oportunidades de inclusão e profissionalização a jovens, também nessa região da cidade”, explicou Susana Penteado, diretora do Cepro.

Presente na cidade de Cotia, em Granja Viana, e no bairro da Lapa, em São Paulo, o Cepro atende e forma centenas de jovens todos os anos. É uma entidade certificadora reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o selo “Parceiros da Aprendizagem” e conta com a parceria de mais de 100 empresas, entre elas, a Henkel, a Siemens, a  Nobel, a Abril Gráfica, a Würth, o Grupo JBS.

O “Programa de Aprendizagem Profissional” do Cepro é baseado na Lei do Aprendiz - 10.097,  e consiste em um período de capacitação prévia do aluno, para desenvolver habilidades para a vida, um diferencial da instituição, além de noções administrativas, de atendimento, informática e reforço nos conhecimentos de Português e Matemática.

Após a conclusão desta etapa, os alunos realizam atividades práticas em uma das empresas parceiras, com duração de quatro ou seis horas diárias e, retornam à sala de aula para participar da capacitação concomitante, que lhes fornecerá conteúdos específicos sobre o trabalho na empresa que os selecionou, conforme determina a lei.

É exigido que o jovem tenha entre 15 e 16 anos e esteja estudando regularmente no período noturno, dos 1º e 2º anos do Ensino Médio, da rede pública de ensino.