18/08/2009

Formatura da 1ª Turma do Programa de Aprendizagem para Surdos e Pessoas com Deficiência Física

Um dia para prestigiar e valorizar o trabalho dos alunos da 1ª Turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física. Após um semestre de curso, a formatura representa aos jovens um momento de confiança renovada no futuro. Em um ambiente de muita emoção os formandos participaram da solenidade, realizada no dia 18 de agosto, no auditório das Faculdades Integradas Rio Branco.

Abrindo a cerimônia, traduzida, simultaneamente, para Libras – Língua Brasileira de Sinais, o presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Dr. Eduardo de Barros Pimentel, foi homenageado pelos alunos, ressaltando o caráter social do projeto e a importância da parceria das empresas em programas de educação inclusiva. Para os jovens, Dr. Pimentel, deixou uma mensagem de incentivo para o constante aprimoramento profissional.


A coordenadora do Cepro, Susana Penteado, entrega
certificado para aluno

O paraninfo da turma, Sr. Ariovaldo Caodaglio, que é presidente do Selur, destacou a importância da parceria com a Fundação e o desempenho dos alunos durante o curso, uma prova de comprometimento e dedicação, “A festa é dos alunos, esta uma conquista de cada um destes jovens”, afirmou emocionado.

Em resposta às homenagens, o aluno e mestre de cerimônias do evento, Edmilson Júnior Pinheiro Guimarães chamou ao palco a aluna e oradora da turma de deficientes físicos, Simone Cristina Debeza Oliveira, para uma afetuosa dedicatória às educadoras. O aluno e orador dos educandos surdos, Robson dos Santos de Sousa também apresentou às educadoras os sinceros votos de agradecimento da turma.


Grupo de formandos e representantes da FRSP e do Selur

Um expressivo vídeo, com depoimentos de pais, familiares e alunos, expôs a todos os presentes o significado da formação profissional para os jovens surdos e os com deficiência física, e a transformação vivida por cada um, durante o curso. Segundo a coordenadora do Cepro, Susana Penteado, “A inclusão profissional com qualidade, fortalece a auto-estima, melhora a convivência social e qualifica para a vida. Hoje estes jovens estão aptos para buscar e conquistar seus sonhos e ideais”, avalia.

Prestigiaram os formandos, com palavras de apoio e sucesso na profissão, o representante do Rotary Club de Cotia, grande apoiador da parceira entre Fundação e Selur, Sr. José Américo Fischmann, e o representante da Superintendência Regional do Trabalho, Sr. José Carlos do Carmo.

Também estiveram presentes à mesa da cerimônia, o superintendente da Fundação de Rotarianos de SP, Sr. Marco Rossi; e o diretor geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Dr. Custódio Pereira.

Diretores, gestores e coordenadores da Fundação; convidados; equipe técnica do Cepro e alunos da 2ª turma do Programa marcaram presença no evento, com aplausos aos formandos.