18/12/2009

Formatura da 6ª turma do Programa de Aprendizagem Profissional

Com o objetivo de incentivar os jovens a refletir sobre suas ações, a cada ano, o Cepro desenvolve um eixo temático. Este ano a tônica “O futuro que queremos está em nossas mãos” norteou e, principalmente, inspirou as atividades desenvolvidas no processo de formação profissional dos alunos.

No dia 18 de dezembro, 260 formandos da 6ª turma do Programa de Aprendizagem Profissional coroaram, em solenidade que homenageou alunos, pais, parceiros e voluntários, o trabalho de estudo, dedicação e comprometimento.

Representando o presidente da FRSP, Eduardo de Barros Pimentel, o membro do Conselho Superior da FRSP, Ivo Nascimento, ao abrir a cerimônia da formatura declarou-se imensamente orgulhoso pelo caminho trilhado pelos alunos, “Hoje fazemos a festa da conquista. Deixo a todos a mensagem do valor da perseverança em suas ações e muito sucesso nessa próxima etapa que se inicia”, afirmou.

A coordenadora do Cepro, Susana Penteado, declarou estar certa da imensa competência de todos os alunos para o desempenho de suas funções, de forma ética, solidária e cidadã, transformando o ambiente e comunidade em que vivem.

A coordenadora ressaltou ainda o valor do trabalho conjunto de professores, alunos, pais e empresas parceiras, fundamental para o sucesso do programa. “Este ano conquistamos inúmeras parceiras e participações em importantes eventos e premiações. Um grande motivo de comemoração foi o 1º lugar alcançado no Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2009, para o Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, realizado em parceria com o Selur”, relata.


Grupo de formandos, equipe do Cepro e parceiros

Para homenagear os jovens, representando todas as empresas parcerias, a Analista de Recursos Humanos da Fecap – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, falou sobre a experiência de trabalhar com aprendizes, “a capacitação prévia oportuniza aos jovens o desenvolvimento de habilidades e competência imprescindíveis para o avanço no mercado de trabalho. Observamos que os aprendizes possuem espírito profissional e vontade de aprender e se desenvolver constantemente”, evidencia.

A ex-aluna e atualmente funcionária da Fecap, Jéssica Galvão Bessa, contou um pouco sobre seu desenvolvimento durante a participação na capacitação prévia e também sobre o trabalho como aprendiz, “sempre com o apoio dos educadores e equipe técnica, aprendi ensinamentos que jamais esquecerei. No período em que estive no Cepro tive a oportunidade de me aperfeiçoar e crescer profissionalmente e pessoalmente”, conta.

Como parte das homenagens, os ex-alunos do Cepro, atualmente, aprendizes em regime de concomitância, foram chamados ao palco, junto com os representantes das empresas parceiras. Após, os formandos se levantaram e vibraram ao assistir em vídeo, uma breve retrospectiva do curso, com cenas emblemáticas.

Reforçando o tema de trabalho, os “Jovens Atores e Poetas do Cepro” apresentaram a peça “Em busca da essência”, uma adaptação da obra “A águia e a galinha”, de Leonardo Boff. O Coral do Cepro também esteve presente por meio de um vídeo, com canções da cultura nacional e internacional, além de músicas natalinas.


Grupo de Jovens Atores e Poetas do Cepro

Compuseram o grupo de homenageados a empresa Danisco do Brasil, que recebeu, na pessoa do presidente América do Sul, Zacarias Karacristo, os jovens na Semana D+ “Danisco Adicionando Conhecimento”; a Engenheira de Segurança do Trabalho, Tays de Oliveira, que ministrou a palestra 5’s; a Professora do Colégio Rio Branco, Maria de Lourdes Bellinazzi, que realiza as revisões de língua portuguesa nos materiais didáticos do Cepro; a Secretária da Diretoria Acadêmica das Faculdades Integradas Rio Branco, Marta Fioravante Delgado, que realizou a palestra “Excelência em atendimento – Disney”; os representantes das bibliotecas do Colégio Rio Branco e das FRB, que colaboram para a realização do Projeto Biblioteca; e as Escolas Estaduais e Municipais, que divulgam o Programa.

Prestigiaram a solenidade a coordenadora da Escola para Crianças Surdas Rio Branco, Sabine Vergamini; o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Vargem Grande, Uilson D. Vieira; a representante do Conselho Tutelar de Vargem Grande, Nina Marinho ; a Analista de Recursos Humanos da Danisco do Brasil, Priscilla Matos; e a representante do setor de Responsabilidade Coorporativa da Danisco do Brasil, Roselene Zangrande; o Gerente de Recursos Humanos da Fecap, Marcelo Esteves; a Analista de Recursos Humanos da Fecap, Fabiana Kimie Rangel; a representante da Kim Pães, Sandra Cristina Antunes; o representante da Simiens, Ismael Ribeiro; e o representante da 24 x 7 Cultural; Fábio Lopes Bueno Netto.

Enviaram também mensagens de sucesso aos formandos, o Vice-Presidente da FRSP, Nahid Chicani; o Membro da Diretoria da FRSP, José Ricardo da Silveira; o Representante da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego, José Carlos do Carmos; e Secretário Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato.