22/12/2009

Formatura da 2ª Turma do Programa de Aprendizagem para Surdos e Pessoas com Deficiência Física

“Ir em busca de conquistas para realização dos sonhos”, foi com essa mensagem que a coordenadora do Cepro, Susana Penteado, iniciou a cerimônia de Formatura da 2ª Turma do Programa de Aprendizagem para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, que aconteceu no dia 22 de dezembro, no auditório da Unidade do Campus Oeste.

Em seu discurso a coordenadora, Susana Penteado, colocou que a responsabilidade social nas empresas passou a ser uma cultura, e estas vem demonstrando-se preocupadas com a formação profissional inclusiva. “Um exemplo de que estamos no caminho certo foi o 1º lugar alcançado no Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2009, para o Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, realizado em parceria com o Selur – Sindicato das Empresas de Limpeza Urbano no Estado de São Paulo, e Rotary Club de Cotia”, revela.


O presidente da FRSP e paraninfo da turma, Eduardo de
Barros Pimentel, parabeniza aluno

Dando continuidade ao evento, traduzido, simultaneamente, para Libras – Língua Brasileira de Sinais, o presidente do Selur, Sr. Ariovaldo Caodaglio, declarou-se impressionado com o desempenho de todos os alunos, durante o programa, “vocês são testemunhas do caminho que trilharam, nessa próxima etapa de suas vidas todos têm plena capacidade de concretizar suas metas e objetivos”, afirmou.

O representante do Rotary Club de Cotia e Secretário do Conselho Comunitário - Unidade Granja Vianna da FRSP, grande apoiador da parceira entre a Fundação e o Selur, Sr. José Américo Fischmann, reforçou os votos de sucesso aos alunos, “desejo a todos os formandos muita confiança no futuro e, acima de tudo, crença em seus ideais”.

Como forma de agradecimento a todas as palavras de apoio, por meio de um texto sobre o valor da amizade, o aluno e presidente da Associação de Deficientes de Itapevi, Antero Augusto Branco, homenageou o presidente do Rotary Club de Itapevi, Sr. Luis Carlos Delgado de Aguiar.


Grupo de formandos

Um vídeo, com uma breve retrospectiva dos trabalhos realizados durante o programa, trouxe à cerimônia um sentimento de saudade, porém de missão cumprida. Para representar esse momento o aluno Humberto José Martins dedicou uma mensagem de agradecimento às educadoras. A aluna e oradora da turma de Pessoas com Deficiência Física, Cristiane do Nascimento, evidenciou a importância do trabalho conjunto desenvolvido pela FRSP, Selur e Rotary Club de Cotia. E o aluno e orador da turma de surdos, Carlos Alberto da Silva M. de Sá, também, apresentou às educadoras os sinceros votos de agradecimento da turma.

O presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Dr. Eduardo de Barros Pimentel, escolhido pelos alunos como paraninfo da turma, destacou que uma preparação adequada para o ingresso no mercado de trabalho pode fazer a diferença na construção de um futuro melhor. “Esta é uma ação de grande valor. Hoje vocês formam um grupo de profissionais aptos a atuar no mercado de trabalho, tendo enorme potencial para o desempenho de diversas funções”, ressaltando que “além da formação profissional, é fundamental que todos levam consigo os valores trabalhados no curso, como a ética, a cidadania e a solidariedade”.

Também prestigiaram a cerimônia, o representante do Conselho Superior da FRSP, Dr. Ivo Nascimento; o diretor acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman; o presidente do Rotary Club de Itapevi, Sr. Luis Carlos Delgado de Aguiar; a coordenadora da Escola para Crianças Surdas Rio Branco, Sabine Vergamini; gestores e coordenadores da Fundação; convidados; equipe técnica do Cepro.