17/09/2012

6ª Oficina Surdez e acessibilidade

O Centro Profissionalizante Rio Branco e o Centro de Educação para Surdos Rio Branco iniciaram, no dia 17 de setembro, a 6ª Oficina Surdez e Acessibilidade. O programa, realizado em parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), é voltado para empresas e profissionais preocupados em incluir e integrar pessoas com deficiência em um ambiente acolhedor, justo e socialmente responsável.


Dinâmica mostrou as dificuldades da falta de comunicação

Cerca de trinta profissionais participam dessa edição da Oficina. A aula inaugural contou com a presença da diretora do Cepro, Susana Penteado, e da diretora do CES, Sabine Vergamini.

O curso terá a duração de dez semanas e será ministrado pelo professor Rubens Gomes e pela professora surda Claudia Hayakawa. Nesse período, os participantes poderão aprender o vocabulário básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitando a comunicação com o indivíduo surdo dentro das empresas. O curso promove, ainda, conhecimentos sobre cultura surda, integração e acessibilidade. Ao final, os participantes recebem um certificado de participação.