06/07/2010

Formatura da 3ª Turma do Programa de Aprendizagem para Surdos e Pessoas com Deficiência Física

Com a certeza de que “O Futuro que queremos está em nossas mãos”, os alunos da 3ª Turma do Programa de Aprendizagem para Surdos e Pessoas com Deficiência Física participaram, com muito entusiasmo, da solenidade de formatura, realizada no auditório da Unidade do Campus Oeste, no dia 06 de julho.

Na abertura, o presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Eduardo de Barros Pimentel, transmitiu aos formandos seu orgulho: “Vocês acabam de conquistar mais uma vitória em suas vidas, a qual é fruto do trabalho e dedicação de cada um, e, também, do significativo apoio que receberam de seus familiares e educadores. Atuando de forma ética e comprometida na empresa em que estiveram, vocês serão os maiores responsáveis pelo sucesso na profissão”.


Educandos comemoram a formatura

Alinhado a esta visão, o presidente do Selur, Ariovaldo Caodaglio, afirmou sua satisfação em participar de um trabalho que proporciona aos educandos um conjunto de competências e habilidades que valorizam suas respectivas potencialidades: “Vocês irão ingressar no mercado de trabalho com qualidade, podendo contribuir de forma plena para o desenvolvimento de sua empresa e comunidade”.

Representando a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o auditor fiscal José Carlos do Carmo, ressaltou que o valor atribuído às capacidades dos surdos e das pessoas com deficiência física vem se tornando uma constante, uma vez que a responsabilidade social nas empresas passa a ser uma cultura e não apenas uma exigência prevista na Lei de Cotas, “Esse princípio consagra o esforço conjunto de governo, empresas e sociedade civil. Um marco que reflete uma sociedade mais justa e humana”.

Prosseguindo a cerimônia, a coordenadora do Cepro, Susana Penteado, evidenciou a importância da parceria entre empresa e instituição certificadora de aprendizagem profissional. “Uma formação profissional inclusiva prevê a cultura da diversidade, para isso preparamos nossos alunos, reforçando suas qualidades, e apresentando aos educandos ferramentas para que possam refletir e aprimorar sua postura frente ao mercado de trabalho”. Sobre o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Cepro, a coordenadora lembrou o 1º lugar alcançado no Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2009, para o Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, realizado em parceria com o Selur – Sindicato das Empresas de Limpeza Urbano no Estado de São Paulo, e Rotary Club de Cotia.

Para celebrar o conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do semestre foi apresentado um vídeo com depoimentos dos alunos e seus familiares, que relataram o significado do Programa de Aprendizagem Profissional em suas trajetórias pessoais e profissionais. Após, uma breve retrospectiva das atividades realizadas transmitiu a todos uma sensação de confiança no futuro e certeza nas ações desempenhadas no presente.


Luis Carlos Delgado de Aguiar, José Américo Fischmann,
José Carlos do Carmo, Eduardo de Barros Pimentel,
Susana Penteado, Ariovaldo Caodaglio e Ivo Nascimento

Trazendo brilho especial à cerimônia, os alunos com deficiência física cantaram uma música de própria autoria, intitulada “A minha história”. Após, homenagearam as educadoras por meio de uma carinhosa declaração.

Já o aluno orador da turma de surdos, Bruno Leon Souto S. Barreto de Sá, revelou a importância do trabalho conjunto desenvolvido pela FRSP, Selur e Rotary Club de Cotia, declarando, também, às educadoras os sinceros votos de agradecimento da turma.

O paraninfo da turma e representante do Rotary Club de Cotia e Secretário do Conselho Comunitário da FRSP, grande apoiador da parceira entre a Fundação e o Selur, José Américo Fischmann, parabenizou os formandos, reforçando seus votos de sucesso e estimulando, a todos, a buscar seus sonhos: “Vocês tem um mundo para alcançar. Eu acredito no enorme potencial de cada um para o desempenho de diversas funções. Todos vocês são vitoriosos!”.

Prestigiaram a cerimônia o representante do Conselho Superior da FRSP, Ivo Nascimento; o diretor acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman; o presidente do Rotary Club de Itapevi, Luis Carlos Delgado de Aguiar; a coordenadora da Escola para Crianças Surdas Rio Branco, Sabine Vergamini; gestores e coordenadores da Fundação; convidados; equipe técnica do Cepro e os alunos da próxima turma do Programa de Aprendizagem Profissional.