06/04/2015

Início da 11ª Oficina de Surdez e Acessibilidade


Iniciaram-se as aulas da 11º Turma da Oficina de Surdez e Acessibilidade, promovida pelo Centro Profissionalizante Rio Branco e pelo Centro de Educação para Surdos Rio Branco, no dia 6 de abril. O programa, que é realizado em parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur) e o Rotary Club, é voltado para empresas e profissionais preocupados em incluir e integrar pessoas surdas e com deficiência em um ambiente acolhedor, justo e socialmente responsável.

A diretora do Cepro, Susana Penteado, mostrou um vídeo sobre a Fundação de Rotarianos de São Paulo e de suas mantidas, ressaltando a preocupação na inclusão de pessoas surdas, além de apresentar o histórico dos seis anos de parceria com o Selur, no Programa de Qualificação Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física e na Oficina de Surdez e Acessibilidade.

A diretora do Cepro também destacou que a oficina tem por objetivo permitir que os participantes desenvolvam conhecimentos elementares na Língua Brasileira de Sinais (Libras), quebrando barreiras e paradigmas entre ouvintes e surdos.

Os 10 encontros da oficina serão ministrados pelo intérprete Rubens Gomes e pela instrutora surda Joyce Alencar Augusta. Joyce estudou no Centro de Educação para Surdos Rio Branco, formou-se no Colégio Rio Branco e atualmente está cursando Pedagogia nas Faculdades Integradas Rio Branco. “É um orgulho tê-la como instrutora de Libras do Cepro, depois de ter passado pelas três mantidas da Fundação de Rotarianos de São Paulo”, afirmou a diretora do Cepro.


Susana Penteado durante aula inicial da 11ª Oficina de Surdez e Acessibilidade