18/10/2010

Aprendizado e aperfeiçoamento da leitura e da escrita

Oficina do Cepro estimulou alunos a produzirem textos culturais que, além de reforçarem o preparo para o mundo do trabalho, foram apresentados em Sarau Cultural

Despertar o gosto pela leitura e aprimorar a habilidade de escrever. Este foi o desafio do Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro) ao realizar a 19ª Oficina de Leitura e Escrita, entre 18 e 20 de outubro. Com uma programação repleta de intensos trabalhos culturais, os alunos puderam perceber que ler e escrever são necessidades prementes do mundo do trabalho.

Para desenvolver esses aspectos nos futuros jovens profissionais do Cepro, foi realizada uma oficina com o tema "Boas atitudes ao longo das gerações", baseado no eixo norteador do ano de 2010, que é "Boas atitudes transformam o mundo". Foram utilizados, dentro da estratégia de trabalho definida, textos reflexivos e informativos, proporcionando aos educandos um processo de desenvolvimento da leitura e da escrita. A dinâmica permitiu aos alunos exercitarem a linguagem verbal e escrita em sua capacidade criativa, percebendo que o mundo cultural e artístico trabalha em conjunto com o mundo literário.

Para incentivar o processo de aprendizagem e aperfeiçoamento da leitura e da escrita, foram produzidos poemas, jograis, paródias e acrósticos, contando a história das diversas gerações.

Esta produção foi reunida e apresentada em um Sarau Cultural, que conseguiu provar aos alunos o fato de que o domínio sobre a leitura e a escrita pode ampliar horizontes de conquistas e concretização de sonhos.