17/10/2009

Um Dia Diferente - voluntariado e cidadania

Apoiando diferentes instituições, alunos, funcionários, amigos e convidados participaram da ação voluntária organizada pelas Faculdades, que aconteceu no dia 17 de outubro

Em sua quarta edição, “Um Dia Diferente” busca o desenvolvimento de ações solidárias, integração e exercício de cidadania. É uma oportunidade para envolver os participantes em realidades de pessoas carentes. Uma forma de conscientização contribui para a efetiva formação de cidadãos capazes de transformar a sociedade para um futuro melhor.

Assim, visando incentivar a responsabilidade social e o trabalho voluntário, as Faculdades, contaram com o apoio das entidades mantidas pela Fundação. Cerca de 450 voluntários, entre alunos, ex-alunos, funcionários, colaboradores e convidados, participaram de aproximadamente 20 ações sociais em diferentes lugares. Essa iniciativa marcou presença, não só no campus da instituição, como em diversos pontos da cidade de São Paulo, em entidades voltadas para crianças, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais.


Projeto “A Família na Escola” , que aconteceu no campus
das FRB, contou com o apoio dos alunos de Pedagogia

Muita força de vontade, comprometimento e atitude! Desta forma estudantes, funcionários e amigos das Faculdades fizeram acontecer Um Dia Diferente. As ações buscaram atender de forma acolhedora e cativante diferentes públicos.

No campus das FRB, os alunos do curso de Pedagogia receberam educandos e familiares da Escola Estadual Guilherme Kuhlmann, momento em que realizaram oficinas de artes manuais e apresentações de roda de música, incentivando a criatividade e a valorização cultural, por meio da integração de pais e filhos. Em outra via o projeto Sintonia Cultural, uma ação conjunta com o Rotaract Rio Branco, Rotaract Club de Araçatuba e Rotaract Club de Marília, arrecadou livros de diversos gêneros da literatura para doação ao Consolado Angolano no Rio Janeiro, contribuindo para a erradicação do analfabetismo em Luanda/Angola, uma das principais metas do Rotary Internacional.

O calor humano e a energia dos voluntários com doações e ações sociais também esteve na Casa do Migrante; na Fasam – Associação de Familiares e Amigos da Saúde Mental; no Abrigo Santana Núcleo II; na FIC -Fraternidade Irmã Clara, no projeto “Tudo por um sorriso”, que realiza doação de brinquedos para crianças carentes da região do M'boi Mirim; na Fundação Amigos do Pelo; e por meio da participação dos alunos do curso de Direito, que acompanhados por advogados da OAB Lapa e professores das Faculdades, auxiliaram na triagem dos processos de competência do Juizado Especial Cível da Lapa.


No Cotolengo Don Orione uma das ações foi a
apresentação dos Jovens Atores e Poetas do Cepro

Com espírito cativante, os voluntários das Unidades Higienópolis e Granja Vianna do Colégio Rio Branco desenvolveram expressivas ações lúdicas e culturais.

Com o projeto “Fortalecendo Interações”, os representantes da Unidade Higienópolis do CRB, atenderam professores, alunos e familiares da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Bernardino Pimentel Mendes. Entre as atividades, que aconteceram na EMEI, tiveram destaque as oficinas de literatura, contação de histórias, artesanato e a doação de brinquedos.

Já o projeto “Fazendo a diferença”, realizado no Cotolengo Don Orione, contou com a participação de alunos e educadores da Unidade Granja Vianna do Colégio e do Cepro. Um lanche comunitário e um animado show de música, marcados pelo carinho dos alunos da escola junto aos internados, e uma bela apresentação do grupo Jovens Atores e Poetas do Cepro contextualizaram esse Dia!

Outras ações de cidadania e voluntariado serão concretizadas nos próximos meses.