10/06/2013

Encerramento da 7ª Oficina de Surdez e Acessibilidade

O objetivo da Oficina de Surdez e Acessibilidade, promovida pelo Centro Profissionalizante Rio Branco e pelo Centro de Educação para Surdos Rio Branco, mais uma vez se cumpriu. Depoimentos de alunos durante a formatura da sétima edição da oficina, realizada no dia 10 de junho, mostraram como o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) mudou suas vidas e seus trabalhos e contribuiu para a integração das pessoas com deficiência em um ambiente acolhedor, justo e socialmente responsável.


Formandos da 7ª Oficina de Surdez e Acessibilidade

Susana Penteado e Fernanda Oliveira, respectivamente diretora e assistente técnica do Cepro, participaram do encerramento. Na ocasião, os formandos falaram sobre as dificuldades iniciais em aprender Libras e como as superaram, destacaram como o método utilizado pelos professores facilitou o processo, a excelência da capacitação oferecida pelo Cepro e pelo CES, contaram como incluíram a Libras em seu cotidiano e afirmaram que este aprendizado mudou não somente suas vidas, mas a vida das pessoas surdas com as quais se relacionam. Para marcar o encerramento, os formandos apresentaram a música "Oração", da Banda Mais Bonita da Cidade, sinalizada em Libras.

A oficina teve início no dia 08 de abril e foi ministrada pelos professores Rubens Gomes e pelo professor surdo Wilson Santos. Na última aula, os professores enfatizaram a importância do primeiro passo que os alunos deram para incluir os surdos, lembrando a eles a necessidade de praticar o que aprenderam nas aulas todos os dias.

A Oficina de Surdez e Acessibilidade é realizada em parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur).