30/04/2013

24ª Oficina de Leitura e Escrita

Em sua 24ª edição, a Oficina de Leitura e Escrita do Centro Profissionalizante Rio Branco reuniu alunos dos Programas de Aprendizagem Profissional e Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física para aprimorarem suas habilidades. A oficina aconteceu nos dias 25 e 26 de abril, na unidade da Granja Vianna, e nos dias 29 e 30 de abril, na Unidade da Lapa.

Nesse ano, a oficina teve como tema "O poder das palavras" e se baseou na história narrada no filme "As Mil Palavras". Depois de exibida uma parte do filme, os alunos fizeram a leitura e análise do texto "A Palavra", do autor Pablo Neruda, relacionando-o ao filme e às suas vidas, e discutiram sobre a importância da escolha das palavras e do diálogo, e a diferença que ele pode fazer na vida das pessoas. Os alunos fizeram, ainda, um jogo de palavras para enriquecimento vocabulário.


Alunos fizeram apresentações das redações produzidas

O filme apresentado mostra a história de um homem que, após trapacear em um acordo, tem sua vida atrelada à vida de uma árvore com mil folhas e que, a cada palavra dita por ele, resulta na queda de uma folha. Para não morrer, o personagem começa a se preocupar e a valorizar as palavras.

Após as atividades, os alunos escreveram uma redação contando como imaginariam o final do filme. Cada turma escolheu um texto, que foi lido aos demais participantes no segundo dia do encontro, quando também assistiram ao final do filme.