Blog do CEPRO

24/03/2020

Cepro Rio Branco utiliza ferramentas Google para manter suas atividades teóricas com os jovens em casa!

Desde o dia 17 de março de 2020, com o “boom” da pandemia do novo coronavírus, os educadores e os jovens do Cepro Rio Branco têm utilizado a plataforma do Google Classroom e outras ferramentas colaborativas do Gsuíte para manter os trabalhos individuais e em grupo sem sair de casa. Uma grande mudança na cultura de trabalho e de estudos do Cepro devido a esse grande problema que o mundo está enfrentando.

Por meio das ferramentas Google, como o hangout, drive, e-mail e o Google Sala de Aula, os jovens do Cepro estão integrados e executando as atividades teóricas de cada formação envolvida, a Capacitação Prévia e a Capacitação Concomitante e os trabalhos e equipe de profissionais com os trabalhos de “Home office”. Essa mudança trouxe um olhar para todos para a importância de desenvolvermos habilidades e competências nessa conjuntura atual. Mas é claro, no início, percebemos algumas dificuldades, como trabalhar e envolver os jovens para conseguirem realizar as atividades, a mudança na rotina, já que sempre trabalhamos de forma presencial na Instituição.

Assim, a comunicação foi o primeiro desafio. A equipe utiliza a ferramenta do “hangout” com os jovens e o “hangout meet” para as reuniões de equipe, onde podemos compartilhar as experiências, dificuldades e facilidades encontradas e, até mesmo, contribuir na formação de todos para se familiarizarem com as ferramentas Google, como gerenciar sua Sala Google (Classroom), produzir materiais para postar, assim, para auxiliar os jovens nas tarefas de casa.

Um dado importante que facilitou muito a experiência com a plataforma e que essa relação sempre aconteceu de maneira presencial, então, a funcionalidade das ferramentas é conhecida por todos, por isso se adaptaram rápido. Porém, sabemos das dificuldades para alguns jovens acessarem as atividades disponibilizadas na plataforma que envolvem desde de um pacote de dados de internet até o equipamento tecnológico utilizado.

O Google Classroom é a plataforma educativa que estamos utilizando para disponibilizar as atividades. Está permitindo que os educadores e o jovens administrem essa dinâmica do aprendizado em que os jovens realizam suas atividades, compartilham seus conteúdos e enviem suas atividades para os educadores que depois dão seus feedbacks.

Além disso, é uma ferramenta que está sendo útil como ponto de união entre educadores e jovens, com o objetivo de tornar ágil qualquer processo que tenham que realizar entre eles. Isto permite inclusive que os jovens possam tirar uma foto das suas tarefas em papel, transformá-las em formato digital e enviá-las por e-mail, para aqueles que têm dificuldades. Se tornou uma ferramenta que ampliou as possibilidades de interação, permitindo a flexibilidade na forma de ensino e avaliação das atividades.

Esse modelo de trabalho e de estudos trouxe também alguns outros desafios como saber se você tem o perfil adequado para estudar a distância, pois requer muita dedicação, disciplina e responsabilidade. Não basta apenas querer. Por se tratar de um estudo que utiliza na maior parte o computador (e/ou smartphone) e a internet, a concentração pode ser um dos maiores desafios a se enfrentar, pois a facilidade de acessar outros conteúdos e deixar de lado o trabalho/atividade é grande. É preciso se esquecer das redes sociais e dos “prazeres” da internet e ter foco nos estudos, ter um bom controle do tempo. Evitar o acúmulo de tarefas e acompanhar as aulas com regularidade. Montar um roteiro de estudos ou um cronograma para acompanhar o dia a dia são os desafios para construir essas competências e habilidades citadas.

Para isso, a equipe do Centro Profissionalizante Rio Branco está comprometida com o desenvolvimentos dessas competências e antenada com as tendências tecnológicas educacionais para num momento como esse de pandemia, possamos continuar com nossa missão de formar jovens competentes para enfrentar os desafios.


Cepro Rio Branco utiliza ferramentas Google para manter suas atividades teóricas com os jovens em casa!