23/02/2011

Cepro discute a Lei de Aprendizagem no Ciesp Cotia

Quase a metade dos jovens brasileiros de 15 a 24 anos estão desempregados, segundo estudos divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad). No entanto, existem dados que apontam para o grande potencial de contratação no país.
É nesse cenário que atua o Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro), desenvolvendo programas de aprendizagem profissional, em conformidade com a Lei da Aprendizagem, nº 10.097, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de adolescentes e jovens, entre 14 e 24 anos, por empresas de médio e grande porte, para que esses possam trabalhar, adquirir experiência e aprender uma profissão.
Esse tema foi discutido pelas profissionais do Cepro, Susana Penteado e Maria de Fátima Barros de Pina, no dia 23 de fevereiro de 2011, no Grupo Executivo de Recursos Humanos, Inserção e Responsabilidade Social (GERHIRS), do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em Cotia (SP).


Susana Penteado

Susana Penteado, diretora do Cepro, abordou as implicações legais das empresas que contratam aprendizes, das entidades certificadoras e dos jovens, bem como as ações realizadas pelo Cepro, que visam a oferecer capacitação aos jovens e orientar as empresas, promovendo uma inserção com qualidade, nos moldes da legislação. Destacou, ainda, os programas desenvolvidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.


Maria de Fátima Barros de Pina

A contratação de aprendizes agrega vantagens para os jovens, que passam a contribuir com a renda familiar e crescem como profissionais e indivíduos; e para as empresas, que, além de formarem uma imagem positiva junto à sociedade, pelo apoio a um programa socioeducacional, reforçam os princípios de responsabilidade social e fortalecem a sua marca.

Para visualizar a apresentação, clique aqui.