11/04/2016

13ª turma da Oficina de Surdez e Acessibilidade

No dia 11 de abril, começaram as aulas da 13ª turma da Oficina de Surdez e Acessibilidade, realizada pelo Centro Profissionalizante Rio Branco, em parceria com o Centro de Educação para Surdos Rio Branco.

O programa, promovido com o apoio do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), é voltado para empresas e profissionais preocupados em incluir e integrar surdos e pessoas com deficiência em um ambiente acolhedor, justo e socialmente responsável.

Para recepcionar a nova turma, a diretora do Cepro, Susana Penteado mostrou um vídeo sobre a Fundação de Rotarianos de São Paulo e suas mantidas, ressaltando a preocupação da instituição na inclusão de pessoas surdas. Os participantes também assistiram ao vídeo do professor Rubens Gomes, que não pode estar presente no dia para dar as boas vindas aos novos alunos.


Susana Penteado, diretora do Cepro, durante a aula inaugural

Susana destacou que a oficina tem por objetivo permitir que os participantes desenvolvam conhecimentos básicos na Língua Brasileira de Sinais (Libras), quebrando barreiras de comunicação entre ouvintes e surdos.

Na aula inaugural estiveram presentes a diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, Sabine Vergamini, e o professor Eduardo Sabanovaite, que ressaltaram a importância do curso para a vida das pessoas surdas e ouvintes, tornando a sociedade inclusiva.

O curso terá a duração de 10 aulas e será ministrado pelo professor Rubens Gomes e pelo professor surdo Eduardo Sabanovaite.