10/06/2013

Aprendizes nas empresas

Por meio de parcerias entre o Centro Profissionalizante Rio Branco e empresas dos mais variados segmentos, mais de 350 aprendizes do Programa de Aprendizagem Profissional estão inseridos no mercado de trabalho. Após o período de Capacitação Prévia, que tem a duração de seis meses, o Cepro encaminha os jovens às empresas, acompanhando toda a seleção e o contrato de aprendizagem, durante o Período de Concomitância.

Em 2013, o Cepro conta com mais de 70 empresas parceiras, como JBS, Colgate, Wurth, Astrazeneca, Siemens, Blau, Laboratório Biovet, Schunk, Grupo Abril, Cardif, Sika, Adezan, Voith, Latinofarma, Unikey, Kraus & Naimer, Farmaplast, Metalfoto e Zanaflex.


Jovens aprendizes participam do período de Concomitância

Gabriela Freitas de Oliveira, de 16 anos, há dois meses trabalha na empresa Cardif como assistente administrativa. Para a estudante, os ensinamentos e as experiências adquiridas no Cepro contribuíram para a conquista do primeiro emprego. "Na Capacitação Prévia realizamos atividades como o escritório-escola, que nos deu noções dos departamentos e funcionamento de uma empresa. Aprendemos, também, no módulo Habilidades para a Vida, como nos relacionarmos com pessoas e clientes, qual deve ser a nossa postura no ambiente de trabalho, entre outros temas", contou.

Para a estudante, o acompanhamento dos professores e profissionais do Cepro durante o Período de Concomitância é fundamental. "Podemos tirar dúvidas, pedir orientação sobre situações que acontecem, além de ter um aprofundamento dos conteúdos que já nos foram passados, mas agora com muito mais clareza, pois já estamos inseridos nas empresas e podemos compreender melhor o que nos é explicado".