18/12/2012

Formatura da 8ª Turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física

Reconhecimento e prestígio marcaram a entrega dos diplomas para os alunos da 8ª Turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, realizada no dia 18 de dezembro pelo Centro Profissionalizante Rio Branco. O evento reuniu diretores e gestores da Fundação de Rotarianos de São Paulo, representantes do Rotary, parceiros, educadores, alunos e familiares.


Alunos, professores e convidados da cerimônia de formatura

Eduardo de Barros Pimentel, presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, destacou o conhecimento adquirido pelos alunos durante o curso e a importância do Programa, uma vez que prepara os alunos para o mercado de trabalho e para serem os provedores de suas famílias.

Parabenizando os formandos pela conquista, o Paraninfo da turma, Ivo Nascimento, assessor da Fundação de Rotarianos de São Paulo, falou sobre a importância da busca pelo conhecimento e, ainda, afirmou que os alunos estão preparados para propagarem os ensinamentos adquiridos.

Susana Penteado, diretora do Centro Profissionalizante Rio Branco, ressaltou a importância da parceria entre a Fundação, o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur) e o Rotary no programa que capacita jovens e adultos para o mercado e que o trabalho é essencial é essencial para o fortalecimento da autoestima e inclusão no mundo do mercado de trabalho. "Levem isto para o mundo e para o trabalho, disseminem o respeito ao diferente, a quem tem outra língua, a quem tem mobilidade reduzida, a quem precisa romper com as barreiras atitudinais e arquitetônicas", destacou Susana Penteado.

A cerimônia contou, ainda, com a presença de Ariovaldo Caodaglio, presidente do Selur, que afirmou que a aprendizagem profissional propicia uma nova oportunidade para os estudantes e, tendo em vista sua importância na vida dos jovens, deu a notícia da renovação do acordo com o MTE, mantendo a parceria com a Fundação de Rotarianos de São Paulo.

Em discurso, José Américo Fischman, representante do Rotary Club de Itapevi, falou que o curso é motivo de orgulho para o Rotary e destacou a importância de projetos que promovem a inclusão de surdos e pessoas com deficiência.

José Carlos do Carmo, coordenador do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo (SRTE/SP, do MTE), abordou a importância de superar as dificuldades, principalmente quando há pessoas que apoiam e acreditam nos alunos, como professores, familiares e amigos.

Vídeos foram exibidos durante a cerimônia, trazendo uma retrospectiva dos trabalhos desenvolvidos durante o ano e depoimentos de alunos, falando sobre a experiência e a oportunidade de aprendizado proporcionado pelo programa de aprendizagem.

Os alunos apresentaram uma peça de teatro intitulada "Lei de Cotas, abraçando esta ideia", para mostrar as atividades que as pessoas com deficiência, capacitadas pelo Cepro, podem exercer nas empresas.