30/11/2012

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Colégio Rio Branco reuniu alunos dos 8º anos do Colégio e do Centro Profissionalizante Rio Branco para debates e apresentações sobre a importância da prevenção com médicos e convidados, no dia 30 de novembro. O evento é realizado em parceria com Vicente Amato Neto, professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O evento, que é realizado há 12 anos, contou com o apoio do Centro de Estudos Samuel B.Pessoa, do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e da Sociedade Médica Ítalo-Brasileira.


Gerson Salvador Sobrinho, a diretora Maria Olívia Montenegro e Vicente Amato Neto

Estudantes do Colégio e do Cepro realizaram apresentações de teatro, mostrando situações de risco e destacando a importância da prevenção da doença.


Alunos do 8º ano do Colégio montaram uma peça de teatro

Gerson Salvador Sobrinho, médico assistente do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, falou sobre "Conhecimentos Básicos sobre Aids", explicando o surgimento do vírus, as formas de contágio, ressaltando, ainda, que muitas pessoas se tornam vulneráveis à doença, já que não usam camisinha e a relação sexual desprotegida é a principal forma de transmissão.

"Prevenção da Aids" foi o tema exposto por Vicente Amato Neto que, em sua fala, destacou a obrigação das autoridades em cuidar e zelar pela saúde pública, e que o Brasil é um exemplo no tratamento da doença. "No que diz respeito à prevenção, ainda temos muito o que melhorar, mas o tratamento no nosso país é exemplar", afirmou.

Reinaldo Franco, do Rotary Club de São Paulo - Butantã, também participou do encontro, destacando a importância de os jovens terem contato com informações sobre os riscos e cuidados com a Aids, tendo em vista o aumento no número de casos entre pessoas de 14 a 21 anos na última década. Para ele, "informação e conscientização são sinais de amor a si próprio e aos outros".


Reinaldo Franco

Para a diretora assistente do Colégio Rio Branco, Unidade Higienópolis, Maria Olívia Montenegro, é enorme a necessidade de conscientização das pessoas, principalmente os jovens, sendo esse evento um passo importante para promover essa conscientização.


Teatro dos alunos do Cepro